Estresse - Nina Peretti Psicologia
skip to Main Content
(41) 98744-3208 R. Jacarezinho, 394 - Mercês | Curitiba - PR, CEP 80710-150

Estresse

O estresse está entre as patologias que mais afetam a população brasileira. As razões que causam o seu índice elevado são:

  • Relacionamentos (familiares, conjugal, colegas de trabalho e chefes),
  • Dificuldades financeiras
  • Sobrecarga no trabalho.

Uma vez desencadeada a sua reação, a adrenalina gerada fica no corpo da pessoa por determinado tempo prejudicando no equilíbrio corporal e emocional desse. A partir deste ponto, há três fases que indicam desenvolvimento de estresse:

A primeira fase chama-se ALERTA. Ela ocorre quando nível de adrenalina aumenta. Ajuda na produtividade, na motivação, no entusiasmo e no aumento da energia da pessoa, pois impulsiona para ação. Não trazendo danos para a qualidade de vida do indivíduo e sim movimenta-o para a realização, mas a pessoa não deve ficar com essa adrenalina por muito tempo, sendo importante o lazer e a prática de esportes para baixar o nível de adrenalina novamente.

A segunda fase chama-se de RESISTÊNCIA. Ocorre quando o corpo e a mente começam a dar sintomas de estresse, ou seja, a pessoa começa a ter dificuldades com a memória, irritabilidade, baixa libido, dúvidas sobre si mesmo, sensibilidade excessiva (chora por qualquer coisa, ou se irrita por coisas pequenas), sensação de desgaste físico (sente-se cansado, desestimulado), mudança no apetite (aumentando ou diminuindo), mal estar no estomago, aumento da pressão arterial e aparecimento de problemas dermatológicos.

A terceira fase chama-se EXAUSTÃO, ESGOTAMENTO ou Bounout. Aparecem e persistem as doenças que estão diretamente relacionadas ao estresse. Nessa fase há alterações das emoções (com hipersensibilidade e hiperirritabilidade), ansiedade aguda, incompetência de tomar decisões, depressão ou tristeza profunda, vontade de fugir de tudo, doenças cardíacas, respiratórios e gástricas (aparecimento de ulcera ou gastrite nervosa), distúrbios do sono, retração das gengivas, psoríase, vitiligo e podem surgir até diabetes.

É importante ressaltar que o estresse não é o elemento patogênico dessas doenças. Ele apenas leva a um enfraquecimento do organismo de tal modo que as patologias predispostas geneticamente manifestam-se. Para uma doença manifestar-se são necessários uma série de fatores, idade, genética, acidentes ou doenças do passado, alimentação e condições físicas, no geral.

Assim é fundamental a pessoa buscar um profissional qualificado, quando perceber que está no segundo nível de estresse, ou seja, quando constatar que os sintomas do nível de resistência estão presentes em sua vida, prejudicando a sua qualidade.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
WhatsApp chat